in

Tudo sobre cursos online gratuitos e com certificado

Os cursos online gratuitos e com certificado são bastante procurados para incrementar o currículo, para serem adicionados em horas complementares ou apenas para fornecerem conhecimento em áreas mais específicas. Hoje vamos falar com mais detalhes sobre isso e entender algumas particularidades desse método de estudo!

A primeira pergunta que podemos responder, para introduzir o assunto, é: afinal, qualquer curso pode emitir certificado? A resposta é sim! Qualquer pessoa pode criar um curso, definir carga horária, data, um nome e pronto. Depois, é só fazer um documento assinado para certificar as participações. 

Por outro lado, nem todos os cursos online gratuitos e com certificado são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), e aí é que entra a diferença! Segue com a gente no texto para entender mais detalhes. 

Cursos online e gratuitos com certificado reconhecido pelo MEC

Para ter certeza que a certificação do curso valerá para horas complementares, ou mesmo apenas para ter o comprovante oficial, o melhor é optar por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC. Ou seja, universidades ou centros que já oferecem graduação, pós ou demais modalidades atestadas pelo órgão. 

Você pode consultar isso na área de “consulta avançada”, no site do e-MEC. Depois, é só selecionar a opção “Instituição de Ensino Superior” e preencher com o restante dos dados da IE que deseja consultar.

Como colocar cursos online no currículo?

Além de serem utilizados para as horas complementares da faculdade, conforme já citamos, os cursos online gratuitos e com certificado podem acrescentar valor à sua trajetória profissional. Seja no currículo comum, no Lattes ou no LinkedIn, é possível adicioná-los à área de instrução ou similares, conforme as opções abaixo: 

  • Currículo comum: adicione ao seu arquivo uma área apenas de cursos ou crie um setor de informações adicionais. Quanto aos dados a serem divulgados, vale colocar o título da formação, o nome da instituição que ofertou as aulas e a data em que você concluiu esses estudos.
  • Lattes: neste caso, basta clicar no item “formação”, no menu superior, e, dentre as opções disponíveis ao passar o mouse, selecionar “formação complementar”. Será possível clicar em “adicionar item” para acrescentar o curso em questão que, neste caso, deve conter também o certificado. 
  • LinkedIn: na mais famosa rede social profissional, o processo é mais fácil. Basta ir no seu próprio perfil, mais precisamente na área de “licenças e certificados”, e adicionar seus cursos extras. Acrescentar o certificado ou não, neste caso, é opcional. 

Onde encontrar cursos online e gratuitos com certificado

Conforme citamos, as próprias faculdades, universidades e demais instituições de ensino costumam oferecer essa carga horária extra, seja para estudantes já matriculados ou de fora. No entanto, se a questão dos certificados reconhecidos pelo MEC não for uma preocupação, você pode optar por outros sites também. 

A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, tem um portal educacional com conteúdos produzidos ou apoiados pela IE. Trata-se do e-USP, uma iniciativa que, mesmo sem emitir certificado, foi criada para contribuir com a formação dos seus estudantes e também pessoas que não pertencem à comunidade acadêmica. 

Caso você tenha uma área específica de interesse, que tal pesquisar em sites similares aos que citamos? Por outro lado, se seu desejo for adquirir conhecimentos mais gerais, a escolha pode envolver até mesmo a educação internacional. 

Isso mesmo! A Harvard, renomada universidade situada na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos, oferece cursos online gratuitos e com certificado. Trata-se da área Harvard Online Courses, que reúne aulas sobre Tecnologia, Literatura, Biologia e até Finanças. Já pensou em ter uma certificação dessas no currículo? Chique!

Voltando para as terras brasileiras (mesmo que digitais), suas alternativas também podem envolver a própria Escola Virtual do Governo, com aulas voltadas a temas do setor público, como Gestão de Políticas Públicas, Governo Digital e Recursos da União, por exemplo.

Do mesmo modo, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferece cursos gratuitos com certificado em Empreendedorismo, Cooperação, Finanças, Inovação, Leis, Mercado e Vendas, Organização e demais assuntos. São inúmeras as possibilidades!

Caso você termine os cursos gratuitos e queira outros…

…ainda existem os pagos, mas não precisa desembolsar tanta grana assim para estudar, fique tranquilo(a)! A Fundacred tem um crédito educacional especialmente para os cursos livres, sabia? 

Estamos falando do CredNEO, uma solução que permite uma parte do pagamento durante o curso e o restante só ao concluir. Tudo com a menor taxa administrativa do segmento, sem juros remuneratórios e a oportunidade de ficar de boa com as finanças, focando a cabeça apenas nas aulas. 

Curtiu? É só acessar o CredNEO no Portal da Fundacred, simular valores e contratar assim que decidir. Não esqueça de, depois, adicionar direitinho os novos conhecimentos no currículo. Bons estudos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Como funciona o Novo Fies?

Responda como foi no vestibular e diremos qual personagem de The Walking Dead é você!