in

Quando fazer Doutorado? Confira essas dicas

A Graduação leva tempo e dedicação. Depois, quando optamos por uma Pós, seguimos com as alegrias e tensões de seguir estudando. Muitos estudantes preferem se manter em especializações ou cursos livres, mas para aqueles que querem mais conhecimento ainda uma pergunta precisa ser respondida: quando fazer Doutorado?

Primeiro é necessário entender que para saber quando fazer Doutorado, além dos requisitos básicos, é necessário que você tenha interesse. Essa etapa do Ensino Superior é mais complicada, com mais leitura,  trabalho e esforço do que as demais, logo, é preciso ter certeza de que se sente pronto para ela.

Depois disso, é importante que você saiba que ao decidir quando fazer Doutorado, pode ainda estar na Graduação, pois é possível realizar um Doutorado Direto, partindo para essa modalidade de ensino logo após se formar. É claro, não é nada fácil, pois o nível de exigência dos candidatos é alto, mas se você se sente preparado e desenvolveu um bom currículo durante os estudos, pode se inscrever.

O tempo é outro fator a ser considerado para decidir quando fazer Doutorado. Diferente de Especializações, ele costuma durar entre 4 e 5 anos. Dessa forma, você precisa saber se quer dar continuidade aos estudos por tanto tempo. Nessa conta entram fatores além do tempo, como dinheiro e possibilidade de dedicação.

Doutorado e inglês: você domina o idioma?

Um Doutorado vai lhe abrir muitas portas, é verdade. É um nível alto de colação acadêmica, mas só isso não deve ser fator para decidir quando fazer Doutorado. Afinal, outro requisito muito importante é o domínio do inglês. É um requisito básico e descarta candidatos na busca pela vaga. Então, se você não domina o idioma, é melhor estudar um pouco e tentar novamente depois. Aqui no Blog tem dicas para aprender um novo idioma, olha lá!

Outro fator de grande importância que vai ser – sem dúvida – o que define quando fazer Doutorado é sua tese. O assunto precisa ser bem delimitado e decidido, além de precisar de ampla relevância. Dessa forma, é importante que você saiba exatamente o que quer pesquisar e o que pretende desenvolver com essa pesquisa, para só então tentar um Doutorado.
E se o fator decisivo para saber quando fazer Doutorado é o financeiro, saiba que com o CredIES você consegue estudar com mais facilidade e tendo apenas a tese para se pensar. Confere no portal.fundacred.org.br.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Presencial para EAD: vale a pena mudar?

Presencial para EAD: vale a pena mudar?

Como se preparar para as provas sem sair de casa

Como se preparar para as provas sem sair de casa