É muito comum as dúvidas sobre o futuro virem acompanhadas de muito frio na barriga – é quase rotineiro na vida de jovens que acabaram de se formar no Ensino Médio e não sabem qual faculdade fazer.
Mas se você souber por onde começar e como se preparar, é possível encarar os grandes desafios da vida adulta!
Vamos começar?
O primeiro passo é a escolha da faculdade, um processo às vezes até paralisante, já que, segundo o Censo da Educação Superior, existem 2.595 Instituições de Ensino Superior só no Brasil! E, distribuídos nas cinco regiões do país, há mais de 33 mil opções de cursos de graduação.
Ou seja, pode parecer difícil escolher qual faculdade fazer, mas a gente vai te ajudar nesse momento. Continue lendo e aproveite as dicas que vão auxiliar você na escolha da faculdade e do curso ideal!
Entender suas características, preferências e habilidades é o primeiro passo para decidir qual faculdade cursar. Comece com uma reflexão pessoal sobre o que você gosta e não gosta. Gosta de ler? Tem habilidade para pensar de forma lógica? Não curte muito escrever, mas adora desenhar?
Além disso, o que você costuma fazer no seu tempo livre? Isso revela muito sobre sua personalidade. Se você se dedica a esportes, leitura, culinária ou a visitas a exposições de arte, pode ser um indício do que você deseja fazer no futuro.
Outra forma de tornar mais fácil a decisão sobre qual faculdade fazer é procurar no portal de algumas Instituições a grade curricular dos cursos de seu interesse. Essa pesquisa vai te dar uma percepção maior sobre como é a estrutura das aulas e quais conteúdos serão aprendidos, suas divisões e cargas horárias.
Ao menos duas vezes ao ano, é comum Instituições de Ensino promoverem feiras de profissões. Nesses eventos, os alunos de cada curso se concentram em estandes e explicam aos interessados como é seu dia a dia na graduação; o mercado de trabalho; além de estarem disponíveis para tirar as principais dúvidas de vestibulandos.
Conversar com profissionais da área que você deseja seguir pode oferecer uma visão mais prática e realista da profissão. Trocar experiências com especialistas ajuda a compreender melhor o funcionamento do mercado de trabalho, algo que muitas vezes não é totalmente claro antes de concluir o curso.
Em complemento à dica acima, é muito importante entender como está o mercado de trabalho da profissão escolhida, justamente devido às constantes mudanças. Assim, você pode desenvolver a habilidade de adaptabilidade e conseguir se posicionar profissionalmente.
A modalidade de ensino oferecida deve ser observada e analisada: presencial, híbrida, ou à distância? Qual desses modelos se adapta melhor a sua realidade? Aproveite para explorar também as grades curriculares, oportunidades de estágio e projetos práticos oferecidos.
Confira a reputação da Instituição, qualidade do corpo docente e a infraestrutura disponível, além de parcerias com o setor. Essa pesquisa pode ser o grande fator decisivo na hora da matrícula.
Um dos métodos mais usados para ajudar na definição da faculdade e curso a fazer, são os testes vocacionais. Não à toa, ao longo da sua jornada escolar, quantas vezes você respondeu um questionário gigantesco cheio de perguntas sobre gostos, interesses e comportamento?
Ele pode ser um bom método para guiar sua escolha já que dão perspectiva de compatibilidade entre sua personalidade e alguns cursos universitários.
No Brasil, as profissões mais promissoras atualmente estão nas áreas de construção civil, agronegócio, tecnologia, finanças, jurídica e vendas. E esses cursos estão disponíveis em Instituições públicas e privadas.
E, de acordo com a base do Censo da Educação Superior, as 11 graduações mais procuradas no Brasil em 2024 são:
Já escolheu seu curso? Saiba como o crédito educacional pode te ajudar!
Quanto mais informações você tiver sobre Instituições de Ensino e cursos, mais fácil será tomar uma decisão sobre qual faculdade fazer. É um momento pessoal e único, e você deve dedicar o tempo que for necessário para, de fato, fazer sua escolha consciente.
Siga as dicas compartilhadas acima para facilitar este processo. E lembre-se: você pode investir na sua graduação com mensalidades menores por meio do Crédito Educacional da Fundacred!
É livre de juros remuneratórios, não exige nota do Enem e possui uma série de outros benefícios. Conte com a gente!