Trabalhar de casa é uma prática que tem ficado cada vez mais comum. Receber demandas de seus gestores sem precisar enfrentar trânsito e o deslocamento parece algo ótimo em um primeiro momento, mas é preciso planejamento e organização para que as distrações diárias não afetem seu rendimento.
Por isso separamos dicas para se adaptar ao home office que farão toda diferença no seu trabalho quando implementá-las!
Você está em casa, mas ainda é trabalho!
Mesmo de casa, você ainda está trabalhando e as demandas precisam ser cumpridas. Se você tem filhos ou animais de estimação, é importante que eles entendam que você está em casa, mas NÃO ESTÁ em casa. Sacou? Dentro do horário do expediente, você está trabalhando! Confira algumas dicas.
1) Demarque território!
No seu local de trabalho você tem sua mesa, computador, equipamentos, ou seja, tem seu espaço de trabalho demarcado. Em casa não pode ser diferente. Demarque seu território e deixe claro que aquele é seu ambiente profissional enquanto estiver produzindo no seu expediente.
2) Lute contra as distrações!
Você não levaria seu cachorro para passear quando ele pede durante o expediente. Assim como não assistiria séries neste horário. Então, quando faz home office, essas ações precisam ser mantidas. Você está trabalhando e quem convive com você precisa entender isso. Se não, em pouco tempo, sua produtividade vai por água abaixo.
3) Crie um cronograma
É preciso disciplina! Você não vai estar com seus colegas e gestores por perto, logo, é preciso criar uma lista de tarefas para que consiga cumprir todas as demandas ao longo do dia. É preciso evitar as distrações, para que não passe mais tempo trabalhando do que realmente deveria.
4) Acabou o expediente? Desligue o computador!
Quando seu expediente acaba, você para de trabalhar. Simples! Se estivesse indo ao escritório, quando seu horário acabasse, você iria embora. Em casa não é diferente. Você termina seu horário e demandas e então encerra seu dia e, só então, realiza suas tarefas de casa.
Além dessas dicas para se adaptar ao home office, você deve procurar hábitos e mecanismos que funcionem bem para você. Testar o que faz sua produtividade aumentar pode ser um bom caminho de auto conhecimento.