Quando o assunto é a escolha da graduação, muitas pessoas ficam perdidas e não sabem por onde começar. Afinal, são diversas alternativas e muitas questões a serem levadas em consideração. Entre elas, oportunidades no mercado de trabalho, salário e também o jeito de ser.
Inclusive, sabia que seu temperamento pode ser um aliado na hora de decidir o curso? Estamos falando aqui de traços de personalidade genéticos, que tendem a permancer estáveis ao longo da vida.
Leia também: Qual curso fazer na faculdade de acordo com seu signo?
Segundo a teoria de Hipócrates, grego considerado o “pai da medicina”, existem quatro tipos de temperamento: sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático. Dessa forma, cada um tem suas próprias características, habilidades e interesses.
Veja a seguir a descrição dos temperamentos e os cursos indicados!
Antes de mais nada, pessoas sanguíneas são criativas, extrovertidas e otimistas. Além do mais, adoram ser o centro das atenções e se envolver em diferentes tipos de projetos.
Portanto, áreas que envolvem comunicação e interação social, como jornalismo, relações públicas e teatro, são a pedida certa para quem tem esse tipo de temperamento.
Os coléricos costumam ser bastante assertivos, competitivos e enérgicos. Isso faz com que tenham um talento aguçado para liderança.
Logo, áreas que exigem rápida tomada de decisões, como empreendedorismo, administração e direito, podem ser boas opções se você se identifica com as características que citamos.
Introversão, sensibilidade e perfeccionismo. Se identificou com essas palavras? Então talvez você tenha temperamento melancólico!
Dessa maneira, melancólicos podem se sair bem em cursos que exigem atenção aos detalhes e precisão. Alguns exemplos são engenharia, medicina, ciência da computação e arquitetura.
Por sua vez, pessoas fleumáticas são calmas, reservadas e persistentes. Além disso, costumam doar tudo de si quando se propõem a fazer algo,
Sendo assim, cursos que envolvem processos burocráticos, como contabilidade, recursos humanos e arquivologia, são os mais adequados nesse caso.
Caso queira aprimorar seu autoconhecimento, o melhor buscar apoio profissional. No entanto, existem alguns testes online para te ajudar a descobrir o seu tipo de temperamento.
Por fim, além dos assuntos já abordados neste post, é importante lembrar que a escolha da graduação também pode ser influenciada por fatores financeiros. Nesse sentido, o crédito estudantil da Fundacred é uma ótima opção se você não consegue arcar com os custos integrais da faculdade.
Funciona da seguinte forma: uma parte da mensalidade é paga durante o curso e o restante após a conclusão ou término do vínculo com a instituição de ensino.
Não cobramos juros remuneratórios, apenas uma taxa administrativa, que é a menor do Brasil! Além do mais, a nota do Enem não é exigida, e o estudante não tem renda analisada.
Invista no seu futuro com tranquilidade financeira! Faça já sua simulação de crédito em portal.fundacred.org.br