Assim como os engenheiros, o profissional de Gastronomia tem um grande leque de opções para atuar. E engana-se quem pensa que o profissional de Gastronomia fica limitado apenas a cozinha. Confere aí.
O profissional de Gastronomia pode gerir seu próprio restaurante. Pode parecer óbvio, mas há muitos estabelecimentos que não são geridos pelo profissional da área. O profissional de Gastronomia pode cuidar de contratações e treinamentos, além de compras e negociação com fornecedores e, claro, da própria vistoria das normas de segurança alimentar.
E por falar em segurança alimentar, o profissional de Gastronomia que lida com esse setor é um dos mais importantes na indústria alimentícia. É ele quem verifica a qualidade e validade, e vistoria cozinhas para saber se tudo está dentro das regras.
O profissional pode trabalhar em áreas da vigilância sanitária focadas em vistoriar e fazer cumprir essas regras.
Você pode não saber, mas o profissional de Gastronomia pode prestar consultoria para futuros restaurantes ou melhorias em locais já existentes. O profissional não vai se envolver diretamente, mas vai ajudar na condução do negócio.
É comum que o gastrônomo seja contratado para consultoria, quando a pessoa que vai abrir um restaurante não é da área. Dessa forma, ela consegue atender todas as necessidades do negócio que estão relacionadas a sua área.
Indo para o mais óbvio, é possível atuar como chef pessoal. Muitas celebridades ou pessoas da classe alta costumam contratar serviços exclusivos seja para ter um atendimento diferenciado, questões de saúde ou por segurança.
E, por fim, o gastrônomo está habilitado para atuar como chef de cozinha. Preparando e auxiliando nas receitas, ou comandando outros cozinheiros. Além disso, ele pode se especializar em confeitaria e doceria e ser um chef Pâtissier.