in ,

Veja as profissões em alta para 2023

Sobretudo, escolher uma carreira não é tarefa fácil. São diversas profissões a serem seguidas, e muitas dúvidas e inseguranças podem surgir nesse período. Afinal, o mundo tem se transformado cada vez mais rápido. Em suma, o que hoje é tendência, amanhã pode ficar para trás.

Nesse sentido, o surgimento de novas tecnologias provocou grandes mudanças no mercado de trabalho. Tais eventos aumentaram a demanda por certos profissionais, e novas profissões tendem a surgir com o tempo. 

Esses fatores devem ser levados em consideração na escolha de carreira, bem como a realização pessoal, é claro. Mas aqui vai um conselho: não deixe a pressão externa tomar conta de você. Nem todo mundo acerta de primeira, e não tem problema.

Leia também: MBTI: que curso escolher segundo sua personalidade?

Assim, com o objetivo de lhe guiar, trouxemos as profissões em alta para 2023! As informações são da Robert Half, consultoria internacional de recursos humanos.

Profissões que estarão em alta no próximo ano

Tecnologia

Primeiramente, não é novidade a grande procura por profissionais de tecnologia. Você certamente já deve ter ouvido falar a respeito do “apagão” desses profissionais no mercado. Em síntese, isso acontece porque a demanda é maior do que o número de pessoas qualificadas para as vagas ofertadas.

Segundo a Brasscom, até 2025, serão necessários cerca de 800 mil especialistas para suprir as necessidades da área. Por sua vez, o segmento é conhecido pelos ótimos salários e vagas remotas em empresas estrangeiras.

Os cargos que mais buscados no próximo ano serão:

  • pessoa coordenadora de infraestrutura;
  • pessoa desenvolvedora front-end sênior;
  • pessoa coordenadora de segurança da informação.

Finanças

Antes de mais nada, no mercado financeiro, o private banking é o destaque. Trata-se do setor de profissionais que prestam serviços para pessoas com grande patrimônio. Eles envolvem consultoria de investimentos, herança, planejamento monetário, entre outros.

Nesse contexto, tarefas antes limitadas a grandes bancos hoje também são feitas por escritórios de agentes autônomos. De antemão, quem desejar seguir essa carreira precisa de muito conhecimento técnico e habilidades comportamentais para oferecer um atendimento personalizado. 

Confira as principais oportunidades no mercado financeiro:

  • gerente de relacionamento private;
  • analista de fusões e aquisições;
  • analista de compliance/auditoria/controles internos.

Marketing

A princípio, o marketing também está entre os segmentos profissionais mais promissores. Contudo, não basta entender apenas a respeito de estratégias, mas também sobre a utilização de softwares.

Simultaneamente, o boom do e-commerce tem demandado um grande número de especialistas em marketing digital e inteligência de dados. O objetivo é identificar oportunidades de crescimento e otimização de produtos/serviços, além de reforçar a conexão com os consumidores.

Veja as profissões em alta na área do marketing:

  • analista de inteligência de mercado;
  • gerente de marketing digital;
  • gerente de e-commerce.

Jurídico 

Em resumo, a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o aumento de fraudes digitais deram origem a um mercado robusto para especialistas em Direito Digital.

Tendo em vista o crescimento do interesse por governança ambiental, social e corporativa (ESG), o Direito Ambiental também se encontra em alta.

Os cargos mais promissores são:

  • pessoa advogada contenciosa cível sênior;
  • pessoa advogada de compliance sênior;
  • pessoa advogada empresarial sênior.

Engenharia

Por fim, Logística e ESG impulsionaram a procura por profissionais de engenharia. Quando falamos de logística, estamos falando do quão rápido você recebe um produto comprado em um e-commerce, por exemplo. 

Já a respeito de ESG, evidencia-se a responsabilidade de empresas para reduzir os danos no meio ambiente e contribuir com o desenvolvimento social. 

Em 2023, estarão em tendência:

  • gerente de supply chain;
  • pessoa engenheira de EHS/ESG;
  • pessoa engenheira de aplicação/vendas.

Leia também: Você tem skills necessárias para profissões do futuro?

Que tal uma ajuda nos custos da sua formação?

E aí, esse guia foi útil para você? Ficou com os olhinhos brilhando e ansioso para dar o start na sua carreira? Saiba que a  Fundacred pode ajudar você com os custos da sua formação profissional!

Oferecemos créditos educacionais para todas as modalidades, sem juros remuneratórios e com a menor taxa do mercado. Funciona da seguinte forma: você paga uma parte da mensalidade enquanto estuda e o resto depois de encerrar o vínculo com a instituição de ensino. 

Portanto, faça agora mesmo sua simulação e realize o sonho do diploma com tranquilidade financeira. Clique aqui!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

EJA: como funciona a Educação de Jovens e Adultos?

De frente com a Funda: especial Dia do Médico