Blog Fundacred

7 motivos para estudar marketing digital - Blog Fundacred

Escrito por Aroldo Potter | Mar 29, 2023 3:00:00 AM

Está em dúvida se ainda vale a pena estudar marketing digital? Acha que o mercado já está muito saturado e não terá espaço para você? Então continue a leitura!

Primeiramente, vale ressaltar que o marketing é uma área muito ampla e com alta demanda de profissionais, que engloba outras diferentes áreas, aumentando o leque de possibilidades no mercado de trabalho.

Em suma, trata-se de um conjunto de ações para criar valor a um produto, serviço ou marca. No caso do marketing digital, em alta atualmente, o objetivo é o mesmo, só que no âmbito virtual.

Essas ações incluem pesquisa de mercado, planejamento estratégico, desenvolvimento de produto, publicidade, promoção de vendas, distribuição e serviço ao cliente. Ou seja, muitos setores distintos dentro de uma mesma área.

7 motivos para estudar marketing digital

Existem muitos motivos para estudar marketing digital, e segundo o especialista em SEO Jorge Moreno, não apenas para quem deseja trabalhar na área, mas também para profissionais de outras áreas. Dentre as razões, podemos destacar as seguintes: 

1.  Atender a alta demanda do mercado 

Estudos indicam que mais da metade das empresas estão interessadas em contratar profissionais de marketing digital, com uma grande desproporcionalidade entre demanda e especialistas no segmento.

Ou seja, estão faltando profissionais para dar conta de tantas tarefas. Isso significa que estudar o tema pode abrir portas e permitir cargos bem remunerados.  

2. Compreender melhor o mercado 

Estudar marketing ajuda a entender melhor como funciona o mercado e como as empresas se posicionam para atender às necessidades e aos desejos dos clientes.

3. Identificar oportunidades 

Ao estudar marketing, você aprende a identificar oportunidades de negócios e a criar produtos e serviços que atendem às necessidades dos clientes.

4. Aprender a lidar com a concorrência 

O marketing também ajuda a entender a concorrência e como as empresas podem se diferenciar para ganhar vantagem competitiva. É preciso considerar que a competitividade entre empresas está cada vez mais acirrada. Nesse cenário, é fundamental que as companhias tenham estratégias bem definidas para se destacarem no mercado.

5. Melhorar sua comunicação 

Estudar marketing permite aprender técnicas e estratégias para melhorar a comunicação com o público, possibilitando a criação de mensagens claras e atraentes e com uma linguagem adequada.

 6. Possibilitar ter seu próprio negócio 

Quem estuda marketing digital acaba tendo um amplo conhecimento de estratégias e plataformas online. Aprende a lançar websites, criar produtos, promovê-los e a vendê-los para o público-alvo. Por sua vez, poderá começar um próprio negócio online ou se tornar um consultor de marketing digital.

7. Aprender a lidar com as mídias sociais 

As mídias sociais estão mudando a forma como as empresas se relacionam com seus clientes. Dessa forma, você aprenderá não só a alcançar um público maior e com mais precisão, mas também a  interagir melhor e de forma mais assertiva.

Esses são só alguns dos motivos pelos quais estudar marketing pode ser muito positivo atualmente, lembrando que essa é uma área em constante evolução, que está sempre se reinventando e se adaptando às mudanças do mercado.

Assim sendo, estudar marketing é uma forma de se manter atualizado e preparado para as mudanças que estão por vir.