in ,

TCC: veja como fazer e as regras da ABNT

O TCC, ou famoso Trabalho de Conclusão de Curso, reúne os conhecimentos do aluno de acordo com sua formação. Visando padronizar a forma com que esse conhecimento é passado, existem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.

Essas normas trazem mais credibilidade para o trabalho acadêmico e padronizam as informações colocadas nele.

Um dos pontos-chave é saber referenciar conforme as regras da ABNT, pois utilizar ideias, conceitos e frases de outros autores sem mencionar a fonte configura plágio, trazendo sérias consequências.

Neste artigo você vai aprender mais sobre as regras da ABNT e suas aplicações práticas em TCCs e artigos.

O que são as referências bibliográficas da ABNT? 

As normas da ABNT existem para padronizar ao máximo as referências bibliográficas que são utilizadas em artigos científicos ou textos acadêmicos, como um TCC sobre serviços de cabeamento de rede, por exemplo.

Ao utilizar um livro para basear suas ideias, precisa fazer referência a ele em seu texto conforme a ABNT. Essa normatização torna o trabalho mais confiável, dá embasamento científico e é uma forma de auxiliar pesquisas posteriores e respeitar a origem da citação.

O que precisa em toda referência?

Sendo obrigatórias em qualquer trabalho acadêmico, as referências bibliográficas da ABNT consistem na indicação de:

  • Autor ou autores;
  • Título;
  • Subtítulo;
  • Edição;
  • Local;
  • Editora;
  • Data de publicação.

Tudo isso deve ser indicado para cada citação feita no texto, e neste artigo explicaremos como fazer isso com as diferentes fontes possíveis. Pegue suas sacolas e mochilas personalizadas e vamos seguir aprendendo mais sobre as citações ABNT.

Como fazer citação na ABNT no corpo do texto?

É importante que todas as informações contidas no seu trabalho estejam devidamente citadas. O principal objetivo é contextualizar a temática e dar credibilidade aos fatos, dados e argumentos utilizados.

No corpo do texto as citações podem ser feitas de forma direta, como uma transcrição fiel do que foi dito, ou indireta, parafraseando o autor. Elas devem ser documentadas com a indicação do nome do autor do texto original em letras maiúsculas e parênteses ao final.

Citação direta

A citação direta é aquela que transcreve na íntegra um trecho da obra original, copiando e colando o trecho, que pode ser uma citação direta curta ou longa. A citação curta tem até três linhas e deve ser inserida no texto entre aspas.

A citação direta longa de um texto sobre impressão em chapa de acrílico, por exemplo, que tem mais de três linhas deve ser inserida em um parágrafo diferente do texto anterior.

Neste caso pode haver algumas mudanças na formatação do texto, que incluem regras como:

  • Fonte tamanho 10, sendo menor que o restante do texto;
  • Recuo de 4cm da margem esquerda;
  • Espaçamento simples nas entrelinhas;
  • Espaço de 1,5cm entre o texto e a citação;
  • Autoria (em caixa alta), ano e página ao fim.

A citação direta longa é um trecho grande, e isso é feito para que a informação ganhe destaque no texto.

Citação indireta 

A citação indireta é a criação do seu texto baseado nas obras dos autores consultados. Pode ser um resumo, a tradução ou sua própria interpretação de trechos do texto, desde que mantenha a ideia original do autor.

Não são usadas as aspas e a inclusão do número da página é algo opcional. Para se conseguir um bom emprego em uma empresa de serralheria, é preciso ter muitos cuidados ao elaborar seu TCC.

Como fazer a página de referência bibliográfica? 

Saiba que a página de referências bibliográficas é um elemento pós-textual obrigatório e uma das últimas partes de um trabalho acadêmico. De forma básica, é uma lista única de todas as obras e documentos citados dentro do trabalho.

As regras que devem ser seguidas para fazer sua página de referências bibliográficas de seu trabalho com estudo de impacto de vizinhança são:

  • Incluir referências em ordem alfabética;
  • Alinhar o texto à esquerda;
  • Utilizar espaçamento simples entre as linhas;
  • Incluir uma linha em branco após cada referência.

Para fazer citações, basta ter um modelo básico e seguir cada ponto com total atenção e foco.

Como fazer referência com a ABNT?

Seguindo as normas da ABNT, cada referência deve indicar o sobrenome em caixa alta, seguido do nome abreviado ou não, mantendo um padrão e separados entre si por ponto e vírgula seguidos de espaço.

Segue abaixo uma lista com tudo que você precisa preencher para fazer suas referências:

  • Sobrenome do autor (comumente o último) sempre em letras maiúsculas;
  • Nome (abreviado ou não);
  • Título em negrito, grifado ou itálico;
  • Subtítulo;
  • Edição (se houver);
  • Local de publicação (cidade);
  • Editora;
  • Data de publicação da obra;
  • Distribuição;
  • Impressão.

Existem também outras informações complementares que podem ser colocadas, mas não é uma regra, como:

  • Descrição física (número de páginas ou volumes);
  • Série ou coleção;
  • Notas especiais;
  • ISBN.

A seguir veja algumas variações de como fazer as referências bibliográficas em seu estudo sobre empresa de equipamentos audiovisuais.

Citação de livro com um autor 

A citação de uma obra com apenas um autor deve seguir a seguinte regra básica para sua construção:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação, Nome da Editora, ano de publicação.

Livro com até três autores

Para citar até três autores é adicionado um ponto e vírgula entre os nomes e sobrenomes dos demais autores. Veja:

SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação, Nome da Editora, ano de publicação.

Livro com mais de três autores 

Em casos de livros com mais de três autores, comumente é usada a expressão “et al”, que significa “e outros”, ficando da seguinte forma:

SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação, Nome da Editora, ano de publicação.

Livro com autor desconhecido 

Ainda que você tenha um crachá em pvc personalizado, é possível se deparar com obras em que os responsáveis são desconhecidos. Neste caso a entrada é feita pelo título, seguindo o formato: título em caixa alta, cidade, editora, ano de publicação e página.

Duas ou mais obras do mesmo autor

Buscando fazer a referência de duas ou mais obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano, basta acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética após a data de publicação, sem espaçamento, ficando assim:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, 2020a.

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, 2020b.

Obras coletivas ou de autoria de entidades

As obras coletivas ou de autoria de entidades podem ser de instituições, empresas e associações.

Visando fazer referências a obras do setor administrativo ou legal de entidades independentes, a primeira coisa é o nome da entidade em caixa alta, levando em conta a hierarquia se houver. Veja os exemplos:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Centro de Estudos em Enfermagem. Informações sobre pesquisas e pesquisadores em Enfermagem. São Paulo, 1916. 124 p.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (Brasil). Classificação Nacional e patentes. 3. ed. Rio de Janeiro, 1979. v. 9.

Caso a entidade seja vinculada a um órgão maior e tiver um nome específico que a identifica, a entrada da referência é o nome da entidade.

Referência de legislação 

Mesmo que você se lembre que precisa sair para comprar lençol de borracha, vamos continuar com a normalização da ABNT.

Para citar um artigo da legislação comum, siga o seguinte exemplo: BRASIL. Lei nº X, de (data). Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. X, n. X, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.

Referência da Constituição

Para fazer referência a Constituição Federal ou Estadual, é importante especificar a região coberta pela constituição do trecho citado, incluindo o local de sede do órgão constituinte, o ano de publicação e a página.

Referência de sites e artigos online 

Quando se faz referência de uma publicação da internet, é importante informar onde ele pode ser encontrado e a data que foi acessado, como no seguinte exemplo:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

No caso do artigo não ter autoria conhecida, o foco fica sendo o nome do site em que o textos está, como em:

Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

Referência de monografia, dissertação ou tese

Para utilizar monografias, dissertações ou teses, primeiro se inclui o nome do autor, trazendo informações como ano de apresentação do trabalho e o número de páginas, como no exemplo:

SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

Agora ficou mais fácil fazer referências seguindo as regras da ABNT, não é? Então vá colocar esse conhecimento em prática!

Neste artigo você acompanhou muitas dicas e o passo a passo para fazer referências em seu TCC conforme a ABNT. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sem ideias para tema do TCC? Confira dicas para aguçar a criatividade!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Que tipo de estudante você é?

mbti-que-curso-escolher

MBTI: que curso escolher segundo sua personalidade?