Quantas vezes você já adiou um grande sonho porque faltou planejamento financeiro para a realização? Aposto que muitas. Afinal, a gente costuma deixar para depois aquilo que requer um maior esforço, principalmente se esse esforço for econômico.
Os estudos são exemplo disso. Embora saibamos que a educação é fundamental, muitas vezes os custos podem nos assustar e acabar atrasando os objetivos nessa área da vida.
Sendo assim, a Fundacred separou algumas dicas que podem te ajudar no planejamento financeiro, em especial se você estiver se organizando para cursar a faculdade. Confere:
Enxergar um objetivo concreto torna a organização das finanças mais fácil e sólida. Neste caso, sua meta é cursar o ensino superior, então foque nisso quando estiver economizando!
Além de mirar no destino final, você também pode criar propósitos menores, que te ajudarão a chegar no maior. Exemplo: economizar X em uma semana ou deixar de gastar X em um mês.
Estruture o planejamento
É claro que um planejamento financeiro vai muito além do que está no papel, mas organizar seus ganhos e gastos em um só lugar pode facilitar o processo.
Se você preferir à moda antiga, sem problemas: escolha um caderno, bloco ou agenda para registrar suas economias.
Caso escolha o digital, a internet disponibiliza vários aplicativos que já foram construídos exatamente para este fim. O Mobills, o Organizze e o GuiaBolso são alguns deles.
O importante é que você consiga visualizar seu fluxo de entrada e saída do dinheiro! Assim, consegue medir no quê e quanto você está gastando, analisando, portanto, sua saúde financeira atual..
Dispense o que não é necessário
Sim, o planejamento financeiro para a faculdade também exige cortes que podem ser doloridos.
Sabe aquele delivery que você pede sempre, mesmo sem fome? E o canal de streaming que você assina e nem assiste? Você acha que precisa disso tudo, mas esses itens podem ser cortados para assegurar seu bem maior: o ensino superior. Força!
Escolha opções que facilitem
Além de todas essas mudanças de hábito, você também pode contratar serviços que busquem te ajudar: já considerou o crédito educacional para auxiliar seu planejamento financeiro?
Para começar, você pode acessar, em nosso blog, um post que aborda o que é o crédito educativo e como funciona esse benefício para estudantes.
Vale a pena você conhecer os serviços da Fundacred. Aqui nós temos o CredIES, uma alternativa de crédito promovido pela parceria entre a Fundação e as Universidades conveniadas. Com ele, você paga parte da mensalidade enquanto cursa e o restante só ao concluir os estudos (ou quando terminar seu vínculo com a instituição escolhida).
Além disso, também oferecemos possibilidades para os estudantes de medicina (CredIES Med) e para quem está com dificuldades em encontrar um fiador (+MAISACESSO), ambos com vantagens específicas.
Você consegue simular qualquer uma das possibilidades no Portal do Estudante, de forma 100% online!
Agora que você já traçou metas, fez o planejamento financeiro, cortou gastos desnecessários e simulou seu crédito educacional, a faculdade ficou mais próxima. Seguindo esses passos, você realiza seu sonho da graduação agora e no futuro. Boa sorte!