in

Onde o profissional de Letras pode atuar?

Já falamos de Direito, Arquitetura, Gastronomia e Marketing na nossa série “Onde profissionais podem atuar?” e hoje vamos falar sobre o profissional de Letras.

Nem só de lecionar vive quem se graduou em Letras. Há outras áreas de atuação que, ainda assim, se mantêm dentro da área de formação.

Toda via, é sempre bom lembrar que o profissional de Letras pode atuar no mercado de trabalho não só trabalhando com o Português, mas também com outros idiomas como Inglês e Espanhol, por exemplo, o que abre muitos leques de atuação.

Confira alguns trabalhos que o profissional pode desenvolver.

Tradução

Começando por uma das áreas onde o profissional de Letras pode atuar no mercado de trabalho e que tem crescido muito é a área de tradução. O profissional pode atuar no mercado editorial com tradução de livros de fora e que são lançados pelas editoras aqui no Brasil.

Além disso, o tradutor pode atuar com outras plataformas além dos livros, podem traduzir todo tipo de arquivo e documento, além de ajudar em legendas para filmes e séries.

Revisão

Não há restrições nessa área. O profissional de Letras pode atuar na área de revisão, com revisão de trabalhos de conclusão e outros materiais acadêmicos. Mas, além disso, o profissional pode participar da revisão de peças gráficas em agências de comunicação e outros tipos de revisão de texto.

Interpretação

Andando ao lado da área de tradução, o profissional de Letras pode atuar na área de interpretação e tornar-se um intérprete. Sendo assim, ele pode trabalhar com traduções simultâneas de reuniões e discursos, por exemplo, além de poder ser chamado para traduzir eventos ao vivo, como o Oscar.

Editoração

Outra área que o profissional de Letras pode atuar é na de editoração. Ele fica responsável pela adequação de textos como revistas científicas, colocando esses produtos dentro das normas textuais do país onde atuam, como as normas da ABNT, por exemplo.

É um mercado interessante e não tão explorado pelos estudantes.

Produção de textos

E, por fim, o redator. Uma das áreas mais buscadas pelo profissional de Letras é a de redação. Esse profissional pode trabalhar em diversos segmentos, seja na parte publicitária, quanto em um setor mais jornalístico, por exemplo. Obviamente, é necessário ter um pouco mais de qualificação para esses setores.

No entanto, é importante lembrar que é possível realizar cursos livres para acrescentar habilidades para o estudante.

Com o CredNEO você consegue crédito para realizar cursos livres e se especializar ainda mais em diferentes áreas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
O que fazer quando acaba o FIES e ainda não acabou a faculdade?

O que fazer quando acaba o FIES e ainda não acabou a faculdade?

Educação e tecnologia: como uni-las

Como unir educação e tecnologia?