Em um cenário de rápidas mudanças sociais, realizar um curso dentro de uma Universidade ainda é um diferencial? Com tantas transformações no mercado de trabalho, essa dúvida é comum. No entanto, o conhecimento acadêmico continua sendo uma das ferramentas mais poderosas de transformação social.
Neste último domingo, 18 de janeiro, comemoramos o Dia da Universidade. Mais do que uma data no calendário, este é um momento para refletirmos sobre como essas instituições moldam o nosso futuro. Na Fundacred, vivemos essa realidade diariamente e sabemos que a Universidade vai muito além de uma sala de aula.
Muitas vezes, equivocadamente focamos apenas no certificado final. Mas a experiência universitária é um ecossistema de crescimento. É o lugar onde você desenvolve o pensamento crítico, aprende a resolver problemas complexos, amplia visão social, aprimora habilidades diversas, se desenvolve como indivíduo, conhece outras realidades e constrói uma rede de contatos (o famoso networking) que levará para a vida toda.
As universidades são o verdadeiro coração da inovação no Brasil. Conforme relatório publicado pela editora científica Elsevier, em parceria com a agência de notícias científicas Bori, a produção científica nacional voltou a crescer, registrando um avanço de 4,5% entre 2023 e 2024, com mais de 73 mil artigos publicados, o que reforça positivamente o futuro da ciência no Brasil.
Isso significa que as soluções que impactam a nossa saúde e as tecnologias que facilitam o nosso dia a dia nascem nesses espaços. Ao ingressar em uma universidade, você se conecta diretamente à fonte do conhecimento e se conecta a um ecossistema que coloca o Brasil em um patamar de crescimento semelhante ao de países como a Suíça e a Coreia do Sul, produzindo o saber que transforma a sociedade. (Fontes: Agência Brasil)
Para quem busca segurança financeira e crescimento na carreira, o ensino superior continua sendo o melhor investimento. Os dados apresentados a seguir comprovam que a educação formal abre portas que dificilmente seriam acessadas de outra forma.
Segundo o relatório Education at a Glance, da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), brasileiros com diploma de ensino superior ganham, em média, mais que o dobro do que aqueles que pararam no ensino médio. (Fonte: Academia Paulista de Educação)
Além disso, dados do IBGE (PNAD Contínua) mostram que, em momentos de crise econômica, profissionais com nível superior completo são os que menos sofrem com o desemprego. A universidade não garante apenas um salário melhor, ela oferece estabilidade e resiliência para a sua trajetória profissional. (Fonte: CNN Brasil)
Celebrar o Dia da Universidade é, também, defender o direito de todos estarem lá. Infelizmente, muitos talentos ainda ficam pelo caminho devido a barreiras financeiras. É nesse cenário que o papel de instituições que acreditam na educação se torna vital.
Na Fundacred, acreditamos que a educação de qualidade é um direito, não um privilégio. Trabalhamos para democratizar o acesso ao ensino superior por meio do crédito educacional sustentável. Entendemos que, ao facilitar a entrada de um estudante na universidade, estamos investindo no futuro do país e promovendo a mobilidade social que o Brasil tanto precisa.
A universidade é o lugar onde os sonhos ganham estrutura técnica e a vocação se transforma em profissão. Investir em você através do ensino superior é um movimento que ninguém pode tirar, é um patrimônio intelectual que rende frutos para o resto da vida, impactando não apenas a sua história, mas a de todas as pessoas ao seu redor.
Quer acompanhar outras iniciativas socioambientais e receber conteúdos sobre educação e impacto social? Inscreva-se na nossa news e receba atualizações direto no seu e-mail.
E siga a Fundacred nas redes sociais, no Instagram e no LinkedIn e fique por dentro das nossas iniciativas que transformam o futuro da educação.