in

O trabalho remoto chegou para ficar

De repente, a pandemia global do coronavírus pegou todos de surpresa e foi mudando de maneira acelerada a nossa rotina, inclusive no trabalho. Nas empresas onde o trabalho remoto é possível, a adoção desse modelo surgiu como uma solução para manter os negócios e os empregos. Mas, em pesquisas com empregadores e funcionários, já existem indicadores de que o home office não é apenas uma solução temporária: ele chegou para ficar.

É possível se adaptar sem sofrimento

Na maioria das empresas, o home office é uma novidade. E, para quem trabalha em casa pela primeira vez, algumas dicas são valiosas para ajudar a manter a organização e a produtividade, assim como amenizar os estresses físico e mental causados pelo isolamento social e o longo período dentro de casa. Resumindo: você vai precisar de muito mais do que um bom computador e internet de alta velocidade para se dar bem com o home office.

Rotina organizada, espinha ereta e mente focada

Estar no conforto de casa não significa não ter compromissos e horários. Para não se perder na agenda e até mesmo ter um sono regular e de qualidade, o ideal é que você crie rotinas: a hora de acordar, de fazer refeições e as pausas para se alongar e descansar os olhos do computador. Tenha uma pauta organizada com tarefas que precisa entregar, fazendo a gestão do seu tempo para conseguir fazer tudo o que precisa. Se você acha que rende melhor de manhã, procure fazer as tarefas que exigem mais de você neste período e, se for ao contrário, deixe as mais importantes ou que demandam mais tempo para a tarde.

O sofá é uma tentação. Macio, fofinho, confortável. Porém, você deve evitar esse local para o trabalho, buscando uma mesa onde tenha o apoio para os braços e uma cadeira confortável. Esses cuidados são fundamentais para evitar as dores na coluna, pescoço, ombros e pernas, que sofrem com a posição incorreta por longas horas e dias seguidos. Lembre-se que o seu cantinho do trabalho também tem que ter uma boa iluminação, ou  natural, ou artificial, para você não prejudicar a visão.

Por fim, como manter o foco em um ambiente com televisão e, às vezes, um pet pedindo atenção ou família convivendo com você? Tenha um horário de descanso definido para dar atenção aos bichinhos e às tarefas domésticas, mantendo o foco nos demais momentos. Procure trabalhar em um local silencioso para ajudar na sua concentração. E converse com sua família para que entendam que você tem trabalhos a entregar e não pode se dedicar a outros afazeres a qualquer hora do dia.

Trabalho remoto no futuro

Gostando ou não do home office, algumas pesquisas apontam a tendência dessa modalidade de trabalho se consolidar em muitas empresas. Ainda é um pouco cedo para ter certeza quanto ao novo normal de cada profissão. Entretanto é bom estar preparado para ter uma estação de trabalho em casa, com o máximo de conforto possível. Dependendo da sua área de atuação, uma cadeira de escritório ergonômica e uma boa cafeteira podem se tornar um investimento necessário no futuro. 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Educação e tecnologia: como uni-las

Como unir educação e tecnologia?

Especializações de indústria criativa que podem ser interessantes

Especializações de indústria criativa interessantes