in

O que fazer depois do Ensino Médio?

Seu Ensino Médio acaba agora, em 2021, e você ainda está em dúvida sobre o que fazer? Primeiramente, saiba que esse sentimento é super normal! 

Sabemos que pode ser apavorante ter que decidir algo para a vida toda, principalmente sendo tão jovem. Por isso, separamos algumas opções que podem te auxiliar nesse momento delicado. 

Dá uma olhada no post abaixo e escolha a que mais se encaixa com o seu momento atual!

Intercâmbio

Por que não sair do Ensino Médio e partir para a viagem dos sonhos? 

Essa era a escolha de muitos estudantes até 2019, de acordo com o site Hot Courses. Segundo o portal, o setor de intercâmbio movimentou 1,3 bilhão de dólares em 2019, o que representou um crescimento de 5,86% em relação aos dados de 2018. 

Em contrapartida, nos últimos anos – 2020 e 2021 – essa foi uma possibilidade que ficou em standy by, já que a pandemia da covid-19 impediu as viagens por um tempo. 

Atualmente, com a disseminação da campanha de vacinação por todo o Brasil, as viagens voltaram a ser consideradas, até mesmo as direcionadas ao exterior. 

Por isso, essa é uma alternativa caso você esteja saindo do Ensino Médio e não queira, logo em seguida, pular de paraquedas em uma decisão mais concreta sobre faculdade e futuro. 

Nesse sentido, preparamos um post especial, aqui no blog, para te ajudar caso você queira planejar esse passo mais detalhadamente. Veja o que você precisa saber!

Cursos livres

Do mesmo modo, se seus planos não incluírem uma viagem e você também não deseja encarar o ensino superior nos meses seguintes ao fim do Ensino Médio, os cursos livres podem ser a resposta

Mais uma vez, temos um post no blog específico caso você queira cogitar essa alternativa, mais precisamente com 4 razões para você investir nela

Todavia, já podemos adiantar que essa é uma opção que envolve um ciclo bem menor de estudo e que ele pode, se você quiser, ser realizado inclusive à distância. 

Seja como for, estudar por meio de aulas específicas pode te ajudar inclusive a decidir em qual faculdade ingressar futuramente. Além disso, você também pode se matricular em cursos diferentes do que já planejou, justamente para testar seus gostos e habilidades

Por fim, caso essa seja sua decisão oficial, saiba que aqui na Fundacred nós também temos um crédito estudantil para esse nível de ensino. Estamos falando do CredNEO e ele surgiu para facilitar o seu pagamento! 

Curso Técnico

Falando em crédito estudantil, você também deve saber que temos o CredTEC, a opção para os cursos técnicos. Assim como no tópico anterior, ele funciona da seguinte forma: você estuda agora e paga uma parte só depois da conclusão

Por que estamos falando isso? Porque os técnicos também podem ser uma escolha certeira ao sair do Ensino Médio! Afinal, eles possuem uma carga horária de dois anos, metade da média de uma graduação. 

Ao mesmo tempo, também oferecem o benefício de custar um pouco menos do que os cursos de oito ou mais semestres em uma faculdade. Isso ocorre não apenas pela menor carga horária, mas também por terem preços realmente mais acessíveis

Portanto, pesquise e entenda se essa alternativa funciona ou não para o seu momento. Ah, e se quiser mais uma ajuda, recentemente respondemos à pergunta: “Faculdade ou técnico: o que vale mais a pena?” em uma outra postagem. Comece por lá!

Ensino Superior 

Por último, mas não menos importante, vamos à opção mais óbvia e talvez a mais difícil de ser tomada ao sair do ensino médio: a escolha da graduação

Sim, apesar de existirem várias alternativas, você pode acabar a escola e ir direto para uma faculdade, não há problema algum. Mas, como esse post é para ajudar, temos duas dicas para te dar a respeito desse tema! 

A primeira delas está relacionada ao curso. Ainda não sabe exatamente qual área seguir? Talvez dar uma olhada nas profissões em alta durante esse ano clareie suas ideias! 

Logo depois, podemos falar da parte até então complicada: o pagamento! E aí entra nossa segunda dica porque, é claro, a Fundacred tem uma solução específica para que você curse a graduação sem se preocupar com a grana.

Estamos falando do CredIES, o crédito estudantil, dessa vez, para Ensino Superior. Assim como os outros já citados, ele também possui a menor taxa administrativa do segmento educacional e não exige conta em banco ou comprovação financeira para a solicitação! 

Em conclusão: seja qual for a sua escolha, você já percebeu que existe um crédito estudantil pronto para te ajudar, certo? Para simular valores ou solicitar qualquer uma das soluções que citamos no post (e outras mais), basta acessar nosso Portal

Agora você pode terminar seu Ensino Médio com tranquilidade, afinal, a decisão final está bem mais fácil de ser tomada. Conte com a gente!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Menino segurando um computador para representar a pesquisa sobre intercâmbio

Intercâmbio é o seu sonho? Veja o que precisa saber

Menina representando uma aluna de pós-graduação

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?