O EaD registrou mais de 3 milhões de ingressantes somente no ano de 2022, um número maior do que no ensino presencial. É o que revela o último Censo da Educação Superior, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Essa modalidade se tornou bastante popular na pandemia e continua em alta até os dias atuais. Tamanha procura pode ser explicada pela flexibilidade de horários, mensalidades reduzidas e uma série de outros fatores.
Ainda que o assunto seja muito difundido, vamos conversar um pouco mais sobre suas particularidades? Confira agora tudo que precisa saber sobre o EaD!
O que é EaD?
EaD é a sigla para ensino a distância ou educação a distância. O EaD utiliza a tecnologia para proporcionar o aprendizado fora da sala de aula tradicional. Por meio de plataformas on-line, o estudante têm acesso aos conteúdos necessários para sua formação e contato com professores sempre que preciso.
O principal objetivo do EaD é democratizar o acesso à educação, permitindo que pessoas de diferentes localidades, agendas e realidades possam estudar. É uma oportunidade de de conquistar o diploma e alcançar objetivos de carreira sem os obstáculos do ensino presencial.
Como o EaD funciona?
Para ingressar no EaD, o estudante precisa de um computador com acesso à internet e conhecimentos básicos de informática. Na hora de escolher a Instituição de Ensino desejada, é necessário verificar se o local é reconhecido pelo MEC.
Após a escolha, é fundamental pesquisar sobre o funcionamento do processo seletivo, fazer a inscrição e ver como funcionarão as aulas e avaliações caso aprovado.
Como você já deve ter percebido, a tecnologia é a maior aliada do EaD. Os cursos a distância são viabilizados graças aos ambientes virtuais de aprendizagem, que contêm gravações de aulas, calendário com prazo de atividades e fóruns para discussões. Em momentos específicos, as aulas também podem acontecer de forma síncrona, ao vivo. Tudo vai depender da Instituição escolhida.
No ensino a distância, as avaliações ocorrem por meio de atividades complementares e provas compostas por questões discursivas ou de múltipla escolha. Em alguns casos, as provas acontecem presencialmente, nos polos de apoio presencial. Dessa forma, a Instituição de Ensino disponibiliza dias e horários para que o estudante escolha quais se encaixam melhor na sua rotina.
Hoje são cerca de 100 cursos de graduação oferecidos a distância. Entre os principais do Brasil, estão: Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Pedagogia, Marketing e Biologia.
Em contrapartida, existem formações que ainda não foram autorizadas pelo MEC para serem ministradas na modalidade EaD. Nesse caso, é de extrema importância que o estudante tenha vivência com objetos de estudo para pesquisas e atividades acadêmicas. Alguns exemplos são as faculdades de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia e Direito.
Tanto faculdade quanto pós-graduação na modalidade EaD são opções valiosas. Ambas as formações abrem muitas portas no mercado de trabalho, com altos cargos e boa remuneração.
Então, se você deseja aprofundar seus conhecimentos e alcançar voos mais altos na carreira, mas enfrentaria dificuldades no ensino presencial, aposte nos estudos a distância. E fique tranquilo: o diploma EaD tem o mesmo valor do presencial.
O EaD oferece vantagens como estudar quando e de onde quiser, assistir e reassistir as gravações das aulas. Isso proporciona autonomia ao incentivar a autogestão do aprendizado.
Além disso, o estudante tem acesso a uma ampla gama de cursos e economiza tempo e dinheiro com deslocamento. Outro ponto que chama atenção no ensino a distância é o valor das mensalidades, geralmente mais acessível do que no ensino presencial.
Para ter tranquilidade nos estudos, também é necessário ter equilíbrio nas finanças. Existem algumas opções no mercado que podem ajudar você nessa missão: uma delas é o Crédito Educacional da Fundacred. Seja no EaD ou no presencial, o crédito permite o parcelamento das mensalidades sem juros remuneratórios.
Por se tratar de um modelo com valores geralmente mais acessíveis do que os presenciais, muito se discute sobre a validação dos diplomas em EaD.
Para consultar se o Ministério da Educação atesta uma Instituição de Ensino, é simples! Acesse a área de “consulta avançada” no site do e-MEC e selecione a opção “Instituição de Ensino Superior”. Depois, é só preencher o restante dos dados com as informações da IE que você deseja consultar e pronto.
Assim, você consegue pesquisar faculdades, centros universitários ou demais locais onde está pensando em estudar e verificar se o diploma está válido.
O EaD traz praticidade na vida de pessoas que muitas vezes precisam conciliar trabalho e estudo, além de ser uma opção com valores mais acessíveis para quem busca capacitação. O ensino a distância não só realiza sonhos acadêmicos, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do país. Uma população capacitada é a chave para o progresso!