in

O que é carreira acadêmica?

O que é carreira acadêmica?

Quem está na faculdade certamente tem um amigo, colega ou simplesmente conhece alguém que tenha interesse na carreira acadêmica. Ou seja, que deseja seguir na área da pesquisa, mesmo depois de se formar. Talvez você mesmo(a) seja essa pessoa! 

Imagina que ótimo poder contar para aquele seu primo, que passou em concurso público e é o orgulho da família, que você vai ser pesquisador(a) ou professor de faculdade?! 

Brincadeiras à parte, muitas dúvidas podem surgir quando falamos sobre isso. Afinal, o que é carreira acadêmica? Quais são as funções? Posso segui-la? Várias questões podem surgir na hora de considerar o caminho. 

Vamos dar uma olhada e desvendar algumas delas juntos! 

Que tal começar antes da formatura?

Quando falamos em carreira acadêmica ou pesquisa, o mestrado e o doutorado podem nos vir à mente. Mas a verdade é que, se você quiser seguir ou entender mais sobre essa alternativa, existem muitos outros itens que podem ser citados, até mesmo antes da formatura.

Você pode iniciar as atividades acadêmicas, por exemplo, ainda na própria graduação! Colaborar em programas de iniciação científica, escrever artigos junto a professores orientadores e participar de monitorias e congressos podem ser passos iniciais para essa escolha.

Estar informado(a) sobre as pesquisas que estão sendo feitas, principalmente na área de estudo pela qual você se interessa, também é um bom ponto de introdução. 
O Google Acadêmico é uma ótima alternativa para isso, além do site Scientific Electronic Library Brasil Online, um portal de revistas brasileiras que organiza e publica textos científicos. Aproveite para aprofundar seus conhecimentos! 

Vamos de mestrado e doutorado!

Partindo da formatura, a coisa fica mais séria! Se sua ideia é seguir a carreira acadêmica, principalmente como professor(a), a pós-graduação é necessária e pode variar.

Em algumas instituições, principalmente particulares, o mestrado e/ou doutorado não são estritamente necessários (ou, pelo menos, não sua conclusão total). 

Se você tiver uma pós-graduação lato sensu no currículo, pode concorrer a algumas vagas para dar aula. Aqui no blog abordamos mais detalhes sobre a diferença entre lato sensu e stricto sensu, já leu?

Em contrapartida, universidades públicas geralmente exigem aos docentes, no mínimo, o mestrado concluído. Neste caso, portanto, você tem mais de uma opção para determinar seus próximos passos! 

Partiu pesquisa?

Como falamos no início, nem sempre sabemos na ponta da língua todas as respostas para a pergunta “O que é carreira acadêmica?”. Ao contrário do que muitos pensam, ser docente é apenas uma opção. 

Dentro das próprias universidades existem áreas somente voltadas para a pesquisa. Ou seja, laboratórios e estruturas destinadas ao desenvolvimento de patentes, vacinas, teses, tecnologias e o que mais a área de estudo permitir. Essa é outra alternativa possível! 

Além dela, existem diversas empresas privadas que também contratam profissionais para seus próprios setores de pesquisa e desenvolvimento. Instituições ou fundações financiadas pelo governo também são possibilidades de locais de atuação. 

Se joga na pós! 

Independente de como você pretende seguir sua carreira para desbancar o(a) primo(a) bem sucedido(a), a pós-graduação é praticamente um requisito. Já pensou em cursá-la pagando apenas uma parte enquanto estuda?

A Fundacred já! E disponibilizamos justamente esse serviço: um crédito educacional com o qual você paga o restante da mensalidade só depois de concluir os estudos. Estamos falando do CredIES e ele vale tanto para graduação, se você ainda não cursou, quanto para a pós, caso você esteja nessa fase da vida.

Todo o processo de simulação e solicitação é 100% online e você consegue verificar o valor que ficarão suas parcelas agora mesmo. É só entrar no Portal

Depois de toda essa explicação, e de oferecermos um crédito especial para você alcançar seus objetivos profissionais, ficou mais fácil responder a pergunta: “O que é carreira acadêmica?”. 

O próximo movimento, agora, é escolher sua atividade exata, adequar seus conhecimentos a ela e correr para contar para a família. Boa sorte! 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

De acordo com a sua área de estudo, qual seria sua casa em Hogwarts?

Quanto ganha um médico recém formado?

Quanto ganha um médico recém-formado?