Provavelmente em um processo de seleção, o recrutador deve ter lhe feito essa pergunta: “Qual é a sua aspiração de carreira?”. Em um primeiro momento, pode parecer simples de responder. Basta falar de seus projetos para o futuro e seus objetivos profissionais, certo?
Na verdade, sim e não. Os recrutadores utilizam essa pergunta para obter informações mais precisas sobre seu potencial e para saber se suas competências representam um valor agregado para a empresa.
Portanto, sua resposta vai ajudá-los a determinar se você apresenta um bom perfil e se você pode ter uma carreira bem sucedida dentro da companhia.
Então, para ajudar você a elaborar a resposta para essa questão, vamos explicar o que é aspiração de carreira e em que ela se difere dos seus objetivos pessoais, bem como fazer um planejamento de carreira!
Aspiração de carreira corresponde à sua visão de futuro. Ela representa o que você espera alcançar na sua vida profissional. Em outras palavras, uma aspiração profissional é um projeto a longo prazo que desejamos seguir.
Saiba que aspirações e objetivos profissionais não são a mesma coisa. Um objetivo é geralmente mais preciso e mais a curto prazo e se baseia em um plano detalhado a alcançar.
O que os diferencia é algo sutil, mas importante. Com um objetivo, visamos um resultado tangível e preciso, enquanto uma aspiração de carreira é mais geral, pois pode direcionar para vários caminhos.
Por exemplo, você tem como objetivo se formar em direito, mas sua aspiração é seguir a carreira de advogado criminalista, ou seja, é algo muito além do que ser um simples advogado. Portanto, você não vai medir esforços para alcançar o que deseja profissionalmente.
Quando um recrutador pergunta sobre quais suas aspirações profissionais, ele busca saber se elas estão alinhadas com a visão de futuro da empresa e com seus valores. Ele também vai avaliar seus pontos fortes e fracos, a fim de verificar se você poderá alcançar seu objetivo profissional no cargo em questão.
Se for o caso, a boa notícia é que você tem grande chance de ser contratado e por muito tempo. As empresas fazem isso justamente para evitar a rotatividade de profissionais e manter no seu quadro somente os colaboradores alinhados com os objetivos da organização. Além disso, é possível reconhecer suas ambições e determinar se você vai conseguir realizá-las.
Pegando o conceito de aspirações profissionais, elas não são boas nem ruins. Mas certas se mostram mais pertinentes com a sua realização profissional.
A pertinência das aspirações depende de:
Uma pesquisa realizada no Reino Unido sobre a aspiração de carreira dos adolescentes revelou uma lacuna entre seus objetivos e as oportunidades reais que foram oferecidas a eles. Por isso, uma boa aspiração profissional se alinha com sua ambição profissional e a visão de futuro da empresa.
Um exemplo de boa aspiração de carreira é o seguinte: você ocupa hoje um cargo de webdesigner em uma empresa de publicidade, mas aspira trabalhar com marketing digital e quem sabe ser até o CEO da empresa.
Agora, o ideal é você conseguir combinar isso com suas aspirações pessoais, pois traz mais motivação para correr atrás dos seus planos de carreira.
O planejamento de carreira passa por uma etapa chave que consiste em visualizar seus objetivos a curto e longo prazos. Ou seja, um plano de carreira não se trata apenas de trocar de trabalho para uma atividade mais lucrativa. Vai muito além disso!
Constitui um conjunto de objetivos e ações que permitem você alcançar, a longo prazo, seu objetivo profissional. Sem isso, será difícil decidir qual direção você deseja dar à sua vida profissional.
Veja algumas perguntas que você pode se fazer:
As respostas que você dará a essas perguntas lhe ajudarão a ter mais claro os seus objetivos de carreira e a elaborar um plano de ação visando alcançá-los. Além disso, saber o que você sabe fazer bem no seu ambiente de trabalho pode servir de trampolim para o seu crescimento profissional.
Suas preferências profissionais e os fatores de motivação pessoal têm também uma influência na direção que você deseja dar à sua carreira e os esforços que terá que fazer para conseguir.
Por fim, seu plano de carreira deve se adaptar em função das circunstâncias pessoais e profissionais, ou seja, um plano de carreira flexível para adaptá-lo aos seus sucessos ou fracassos, em tempo real.
Agora que você entendeu melhor o que é aspiração de carreira, qual é a sua? Em que lugar pretende chegar daqui a 5, 10 ou 15 anos?
Apenas se lembre de que aspiração profissional e pessoal, embora sejam coisas distintas, podem muito bem andar lado a lado, inclusive, uma pode fortalecer a outra!
Por isso, dedique um tempo e reflita com bastante calma sobre cada um dos pontos mostrados aqui, pois pode ser útil para você em sua jornada profissional!