O Brasil conta com mais de 1 milhão e 200 mil advogados registrados apenas na Ordem dos Advogados (OAB). Apesar da grande quantidade de profissionais, Direito é um dos cursos mais procurados pelos estudantes, segundo o Censo da Educação Superior.
Nesse contexto, ter uma especialização é essencial para se destacar no ramo, já que os segmentos de atuação acompanham as mudanças na legislação e as demandas sociais. Conheça agora as melhores áreas do Direito para atuar!
No Setor Privado, há muitas opções. Embora haja grande concorrência, a melhor estratégia é procurar um nicho de mercado que ainda não esteja saturado. Veja as melhores áreas do direito para atuar:
A famosa LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) precisa de suporte de profissionais capacitados para interpretar e atuar sobre elas. O cenário virtual é cheio de violações, fraudes e até roubos de propriedade intelectual. Por isso, o Direito Digital está entre as melhores áreas do Direito para atuar.
As medidas de Compliance ajudam empresas a evitar situações graves mediante uma consultoria jurídica. Casos de corrupção, processos trabalhistas, transparência e até mesmo a identidade de marca podem ser evitados com o setor de Compliance ativo dentro das empresas.
A especialização em Direito Ambiental envolve trabalhar com empresas na defesa e prevenção de processos relacionados ao meio ambiente, além de colaborar com promotorias ou acusações em questões afins.
Também é possível atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs) e empresas privadas para garantir o cumprimento das leis de responsabilidade com o desenvolvimento sustentável.
É o suporte aos profissionais e empresas do setor de saúde. A atuação pode ser em defesa dos pacientes, dos médicos, das instituições e até mesmo dos planos de saúde, em casos como erros médicos, faturas e cobranças, obtenção de medicamentos, leitos e vagas, além de toda mediação que mexe com a saúde e bem-estar.
Cuida de toda a atividade agrária do ponto de vista jurídico. Toda a legislação até a defesa é elaborada a partir da Teoria da Agrariedade, e leva em consideração os riscos específicos envolvidos nessa atividade econômica – incluindo pragas, secas, etc.
É possível atuar em contratos agrários; regularização fundiária de imóvel rural; reintegração possessória e desapropriações; reestruturação societárias, regulatórias e operações financeiras e estruturais ligadas ao financiamento do setor.
Uma das mais procuradas pelos estudantes, os advogados trabalham diretamente com representações individuais ou particulares sobre bens, propriedades e questões familiares.
Assim como o nome já diz, essa área lida com questões de âmbito trabalhista: contratos de trabalho, demissões e, claro, ações legais contra contratantes ou contratados.
Aqui, os profissionais tributários cuidam de normas e princípios relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores. Uma das responsabilidades é defender os contribuintes – tanto pessoas físicas quanto jurídicas – de eventuais equívocos no recolhimento de tributos pela entidade arrecadadora.
O setor público chama bastante atenção dos estudantes por causa dos benefícios, remunerações e da proposta de valor que os cargos oferecem: papel fundamental na manutenção do Estado de Direito e na regulação das relações sociais.
Para ingressar na esfera pública, é necessário prestar concurso e ter bastante dedicação aos estudos, já que a concorrência é acirrada. Veja abaixo as áreas de atuação do setor.
Promotores de Justiça têm a missão de defender os interesses sociais, difusos e coletivos. Por isso, ao atuar como membro do Ministério Público, o profissional pode exercer diversas áreas: ambiental, administrativa, constitucional, civil e penal. A promotoria possui ótimas remunerações, sendo uma das melhores áreas do Direito para atuar.
Profissionais atuam na defesa de cidadãos que não têm condições de pagar uma defesa privada e especializada, ou até arcar com os custos de um processo.
Também conhecidos como juízes, são responsáveis pelo acompanhamento e interpretação de processos judiciais, condução de audiências e julgamentos, no âmbito estadual e federal. Também possui ótimos salários, estando entre as melhores áreas do Direito para atuar.
O procurador defende o órgão que representa (município, estado ou a União) em âmbito judicial ou extrajudicial. Além disso, pode exercer assessoramento jurídico e às rotinas administrativas do setor público.
Essa é uma pergunta que todos os aspirantes à carreira jurídica já se fizeram. Vem descobrir quais áreas são mais bem remuneradas.
Confira quanto cada área ganha em média:
Quanto às formas de ingresso, o estudante pode optar por participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares tradicionais, entre outras. Lembre-se de avaliar as opções de instituições de Ensino, levando em conta fatores como reputação acadêmica, corpo docente qualificado e infraestrutura.
O Crédito Educacional da Fundacred é uma opção para estudar Direito com equilíbrio financeiro. Por meio do crédito, você divide a mensalidade em dois momentos: uma parte enquanto estuda e a outra após encerrar sua jornada com a Instituição de Ensino.
O melhor? Não exige nota do Enem, não tem renda máxima para solicitar e os juros remuneratórios são ZERO. Além disso, o processo de contratação é 100% digital e sem grandes burocracias.
Acesse o Portal da Fundacred e solicite seu crédito para estudar Direito!
A escolha de ingressar na faculdade de Direito demanda uma criteriosa avaliação das Instituições de Ensino e uma decisão estratégica em relação à área de especialização, considerando o dinamismo do mercado jurídico.
Aqui, você leu uma visão abrangente das diversas áreas tanto das áreas tradicionais quanto das emergentes, podendo pensar na construção de sua carreira e nas melhores áreas do Direito para atuar.