Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, promovida pelas marcas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento este ano.
Sob o mesmo ponto de vista, o levantamento também mostra que o Marketing Digital de fato está disseminado no mercado brasileiro e vem ganhando consistência ano a ano. É possível notarmos isso já que apenas 5,5% das empresas entrevistadas afirmam divulgar suas marcas por meio de ações de publicidade tradicional e eventos.
Ou seja, as opções de comunicação que utilizam a internet são muito mais fortes! Mas como se inserir nesse mercado de trabalho que, por estar em alta, tende a ser também mais competitivo?
A Coordenadora do setor de Marketing aqui da Fundacred, Camila Motta, respondeu algumas perguntas sobre o tema para ajudar você. Dá uma olhada na entrevista e anota as dicas!
Inicialmente, na minha opinião, um curso técnico, tecnólogo ou superior em Marketing é uma ótima pedida. Nessa fase, a pessoa vai entender sobre esse mundo, ter uma introdução aos principais pontos da área e também aprender, na prática, a fazer alguns planos, analisar marcas existentes, e até mesmo conhecer softwares de edição. Mesmo que o foco seja o Marketing Digital, acredito ser de suma importância o conhecimento do Marketing como um todo, e depois uma especialização nessa parte online.
Antes de tudo, comece pelo que você imagina que gosta. Dentro dessa área, é necessário testar algumas funções. Quando estudei Publicidade, no Ensino Técnico, eu queria ser redatora. Comecei minha vida de comunicação em uma agência de publicidade e descobri que não sou boa com isso. Muitas vezes, é necessário se entregar a alguma oportunidade dentro da área para conhecer as diversas funções.
Recomendo demais as leituras em sites sobre comunicação como um todo, mas dá para filtrar por Marketing Digital. Rock Content é uma ótima fonte para se beber nesse sentido. Também recomendo que você assista séries sobre pessoas que trabalham na área e vídeos no YouTube. Hoje, temos muito acesso a conteúdos de qualidade e de forma gratuita. Outra forma de se manter informado e aprender um pouco mais, é ter conexões no LinkedIn com pessoas do nicho. Networking sempre foi e sempre será um ótimo aliado.
Comece por baixo. Busque cargos de assistência, suporte, operacional. Essa é a fase mais importante de uma pessoa nessa área, porque é quando você aprende na vida real como fazer (ou não) alguma coisa. Prestar atenção nas decisões que os líderes imediatos tomam, como fazem isso e o motivo. Questione muito nessa fase, é importante. Hierarquicamente falando, pessoas com cargos acima do seu certamente ficarão felizes em te ajudar a evoluir.
Por fim, você também pode acompanhar as redes sociais da Fundacred! Por lá fica fácil de enxergar, na prática, como trabalhamos a nossa comunicação. Nos segue no Instagram @fundacred e fica de olho.