Blog Fundacred

Como trabalhar com Marketing Digital? - Blog Fundacred

Escrito por Aroldo Potter | Nov 25, 2021 3:00:00 AM

Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, promovida pelas marcas Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolheram o Marketing Digital como estratégia de crescimento este ano. 

Sob o mesmo ponto de vista, o levantamento também mostra que o Marketing Digital de fato está disseminado no mercado brasileiro e vem ganhando consistência ano a ano. É possível notarmos isso já que apenas 5,5% das empresas entrevistadas afirmam divulgar suas marcas por meio de ações de publicidade tradicional e eventos.

 

Ou seja, as opções de comunicação que utilizam a internet são muito mais fortes! Mas como se inserir nesse mercado de trabalho que, por estar em alta, tende a ser também mais competitivo? 

A Coordenadora do setor de Marketing aqui da Fundacred, Camila Motta, respondeu algumas perguntas sobre o tema para ajudar você. Dá uma olhada na entrevista e anota as dicas! 

Qual modalidade de ensino e curso são os mais indicados para quem quer trabalhar com Marketing Digital?

Inicialmente, na minha opinião, um curso técnico, tecnólogo ou superior em Marketing é uma ótima pedida. Nessa fase, a pessoa vai entender sobre esse mundo, ter uma introdução aos principais pontos da área e também aprender, na prática, a fazer alguns planos, analisar marcas existentes, e até mesmo conhecer softwares de edição. Mesmo que o foco seja o Marketing Digital, acredito ser de suma importância o conhecimento do Marketing como um todo, e depois uma especialização nessa parte online.

Como descobrir, dentro do Marketing Digital, em qual função você se encaixa melhor?

Antes de tudo, comece pelo que você imagina que gosta. Dentro dessa área, é necessário testar algumas funções. Quando estudei Publicidade, no Ensino Técnico, eu queria ser redatora. Comecei minha vida de comunicação em uma agência de publicidade e descobri que não sou boa com isso. Muitas vezes, é necessário se entregar a alguma oportunidade dentro da área para conhecer as diversas funções.

Além da faculdade, como aprender sobre Marketing Digital de outras maneiras?

Recomendo demais as leituras em sites sobre comunicação como um todo, mas dá para filtrar por Marketing Digital. Rock Content é uma ótima fonte para se beber nesse sentido. Também recomendo que você assista séries sobre pessoas que trabalham na área e vídeos no YouTube. Hoje, temos muito acesso a conteúdos de qualidade e de forma gratuita. Outra forma de se manter informado e aprender um pouco mais, é ter conexões no LinkedIn com pessoas do nicho. Networking sempre foi e sempre será um ótimo aliado.

Já estudo a área e quero iniciar no mercado de trabalho. Alguma dica para dar os primeiros passos? 

Comece por baixo. Busque cargos de assistência, suporte, operacional. Essa é a fase mais importante de uma pessoa nessa área, porque é quando você aprende na vida real como fazer (ou não) alguma coisa. Prestar atenção nas decisões que os líderes imediatos tomam, como fazem isso e o motivo. Questione muito nessa fase, é importante. Hierarquicamente falando, pessoas com cargos acima do seu certamente ficarão felizes em te ajudar a evoluir.

Por fim, você também pode acompanhar as redes sociais da Fundacred! Por lá fica fácil de enxergar, na prática, como trabalhamos a nossa comunicação. Nos segue no Instagram @fundacred e fica de olho.