Há muito tempo temos visto que educação e tecnologia andam juntas. No momento em que vivemos, notamos que é ainda mais importante que elas estejam atreladas para que os estudos rendam. Entender que educação e tecnologia são aliadas é o primeiro passo para garantir resultados ainda melhores na hora aprender.
Um exemplo muito claro, e que atualmente tem sido muito usado, são as vídeo aulas. A união de educação e tecnologia entregando conteúdo para os estudantes mesmo a distância, é o que tem possibilitado que o ano letivo consiga se manter sem grandes perdas mesmo em tempos de pandemia.
Outro exemplo de aliança entre educação e tecnologia são os aplicativos para celular que ajudam de diversas maneiras. Primeiro os Apps de estudo propriamente ditos. Desde aplicativos com simulados de provas a outros que ajudam a realizar exercícios mentais, todos têm funções de grande importância na hora de render o estudo.
Mas além deles, aplicativos com agenda, blocos de notas e post-it também tem sua importância dentro dos estudos, afinal, é com eles que o estudante se organiza e salva as ideias e aprendizados adquiridos durante os estudos.
Em tempos de pandemia ou não, garantir o aprendizado com a internet vem sendo algo que as escolas têm notado que vale a pena.
Agora ela é a aliada principal para que o ano letivo siga acontecendo da melhor maneira possível. No entanto, nem todo mundo tem esse acesso e outras alternativas precisam ser encontradas. Uma ideia que fez sucesso foi a de dar aula pelo rádio, como no município de Maceió, em Alagoas. Outra ideia foi no Rio Grande do Sul, onde a TVE passou a transmitir aulas preparatórias para o Enem para estudantes sem acesso a internet.
No fim, em tempos de pandemia ou não, unir educação e tecnologia não é algo novo, mas é algo que tem se tornado cada vez mais importante para melhorar o rendimento nos estudos – ou até mesmo garantir a entrega do conteúdo. Aqui no blog você encontra outras ideias para melhorar seu rendimento, como os melhores métodos para aprender rápido. Não deixe de conferir.