in

Dicas de comunicação infáliveis

Se comunicar com clareza faz toda a diferença. E isso se aplica a qualquer cenário: uma entrevista, um discurso, uma apresentação ou um simples e-mail.
Sejam palavras ditas ou escritas, essas dicas de comunicação são fundamentais para ter algum domínio do assunto, organizar as ideias e ser objetivo para garantir a compreensão do que você quer dizer, além de passar uma boa imagem para o seu público (colegas, superiores, plateia, everybody).

Para quem não é tão eloquente assim, existem algumas dicas.

Ter clareza não é tudo, mas é meio caminho andado rumo ao sucesso do seu discurso. Siga algumas etapas para planejar o que dizer e o que deseja que as pessoas entendam.

1. Fale a mesma língua do seu público

Usar uma linguagem culta, por exemplo, em nada vai ajudar se estiver falando com jovens. De nada adianta passar uma imagem superior se eles não entenderem o que você quis dizer. O mesmo se aplica em outra situação: falando com um professor ou o diretor de uma empresa. É claro que o vocabulário simples facilita a comunicação, mas o uso de gírias ou, até mesmo, de um palavrão “inocente” pode acabar com sua credibilidade.

2. Seja breve

Todo mundo já sofreu por ter que assistir a uma apresentação com centenas de slides. Mas é importante lembrar que, além de cansativo, o excesso de informação impossibilita que o seu público absorva e armazene todas as informações. Seja breve. Utilize alguns tópicos e deixe as frases mais importantes em negrito.

3. Faça uma pesquisa de satisfação

Pergunte ao seu ouvinte ou leitor se ele entendeu a mensagem e, se a resposta for negativa, descubra se foi a linguagem errada, a falta de foco na informação principal, o conteúdo longo ou qualquer outro fator que possa ter atrapalhado o seu entendimento.

Repetição, repetição leva à perfeição.

Nada como a prática para se aperfeiçoar em uma nova área do conhecimento. Com a oratória e a redação não é diferente. Quanto mais você escreve e começa a cortar informações do seu texto, mais simples e claro ele vai ficando. Falar em público é a mesma coisa. Foque nos tópicos que se propôs a abordar, deixe os assuntos que não acrescentam à sua mensagem de lado e garanta a sua compreensão. 

Faça testes! Mostre a sua apresentação, ideia ou trabalho a alguém da família antes de apresentar. Se eles entenderem , é sinal de que você está no caminho certo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
5 cursos difíceis para fazer na faculdade

Cursos difíceis para fazer na faculdade

Como solicitar crédito educacional

Dicas de como solicitar crédito educacional