in

Como entrar na faculdade sem a nota do ENEM?

Como entrar na faculdade sem a nota do ENEM virou uma questão ainda maior em 2021. Isso porque, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice de abstenção da prova, em 2020, ficou em 51,5%. Ou seja, mais da metade das pessoas que se inscreveram não realizaram o teste.

Além de esse ser o maior percentual de abstenção na história do exame, outro ponto pode prejudicar os estudantes: como as notas do Enem 2020 serão divulgadas em março, não será possível usar o desempenho da edição para concorrer ao Fies 2021

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior era uma opção principalmente para aqueles que não podem utilizar o Prouni ou não alcançaram a nota pelo Sisu para ingressar no Ensino Superior. 

Ainda que os obstáculos citados sejam relativos aos anos de 2020 e 2021, a entrada nas universidades, sem ser pela nota do ENEM, costuma ser uma questão frequente para os estudantes. Se este é também o seu caso, elencamos algumas opções possíveis para ajudar você:

Entrar em uma universidade pública com o vestibular 

Se você está se questionando como entrar na faculdade sem a nota do ENEM, com certeza também já desistiu da possibilidade de utilizar o Sisu — sistema no qual universidades públicas oferecem vagas por meio do exame. 

Apesar disso, ingressar em uma faculdade pública, assim como na privada, também pode ocorrer por meio do vestibular. A diferença, no entanto, está no nível elevado de dificuldade nas provas, visto que instituições que recebem recursos do governo possuem muitos candidatos e poucas vagas disponíveis. Apesar de concorrido, essa é uma solução para quem não quer ou não pode pagar pelo ensino, nem mesmo com auxílios.

Entrar em uma universidade particular com o vestibular 

Os vestibulares tradicionais, oferecidos pelas próprias universidades, podem ser caminhos cogitados quando você se pergunta como entrar na faculdade sem a nota do Enem. Se os valores das instituições particulares não forem uma questão para você, essa pode ser uma alternativa.

No entanto, se você está preocupado(a) principalmente com o bolso, o ingresso em uma universidade privada, apenas com o vestibular, pode ser mais caro. Afinal, as mensalidades são cobradas em seu valor integral, enquanto você estuda, diferente da opção com o crédito estudantil.

Isso pode fazer com que sua formatura fique mais distante também, visto que vários estudantes optam por cursar menos disciplinas no semestre, graças ao valor. Analise com atenção! 

Entrar com o crédito estudantil

Com o crédito estudantil da Fundacred, entrar na faculdade sem a nota do ENEM é totalmente viável, já que o processo ocorre apenas entre você, sua Instituição de Ensino e a Fundação. 

Uma possibilidade de crédito é o CredIES, que viabiliza uma parte do pagamento das mensalidades enquanto você cursa e o restante apenas quando concluir os estudos, ou encerrar o vínculo com a universidade. Neste caso você também não paga juros remuneratórios e sua renda não será avaliada, basta solicitar o crédito de forma 100% online. 

Se você deseja cursar medicina, a possibilidade é ainda mais específica: temos o CredIESMed. Já se sua dificuldade estiver em encontrar um(a) fiador(a), o +MAISACESSO pode te ajudar! 

Essas e muitas outras possibilidades que podem variar em níveis de ensino, instituições e cursos, você encontra lá no Portal da Fundacred. Aproveite para simular suas mensalidades e escolher o serviço mais adequado! 

Com essas três opções, fica fácil chegar à conclusão que o crédito educacional é a melhor escolha para entrar na faculdade sem a nota do Enem, né? Acesse o Portal da Fundacred, faça uma simulação e escolha o melhor crédito estudantil para os seus planos!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Boas práticas após solicitar o Crédito Educacional da Fundacred

Planejamento financeiro para pagar a faculdade