Você entra no portal para solicitar o CredIES, se depara com o pedido de um fiador/garantidor solidário, e não sabe como encontrar? Tem vergonha de falar com o tio, tia, avô, avó ou cunhado(a)? Vamos te ajudar!
Parece ser um momento crítico, mas é tão simples que você vai rir ao terminar de ler isso. Primeiramente, fale com alguém próximo. Certifique-se de que esta pessoa tem interesse em ajudar a transformar uma vida (sim, estas são as palavras mágicas).
Se a resposta for sim, vá adiante e caso você seja menor de idade, peça a ajuda de seus pais. Nada que uma conversa em um café da tarde não resolva.
Logo após, basta se certificar que esta pessoa tem renda suficiente para ser seu fiador. Não se esqueça de consultar os cursos disponíveis e o regulamento da sua instituição.
Você vai precisar da foto dos seus documentos mais importantes: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda (se tiver) e comprovante de matrícula (dependendo da instituição). Visto que seu fiador precisa anexar tudo isso também, que tal tirar todas as fotos juntas?
Cada documento é enviado de maneira individual. Portanto, nomeie eles para que não se perca na hora de solicitar.
Caso o seu fiador não atenda a alguma das exigências previstas em regulamento, nós o avisaremos assim que a primeira análise for feita. Entretanto, não fique triste se tiver algum documento reprovado, não é o fim do mundo. É só tirar uma foto mais legível ou verificar o motivo da reprovação e corrigir.
A maioria dos fiadores dos beneficiários CredIES são os pais dos estudantes, sabia? Isso mesmo. Por regra, apenas o cônjuge não pode ser garantidor solidário.
Checklist:
E aí? Agora que sabe como encontrar fiador, pronto para realizar o sonho da graduação?