A atualização profissional constante é uma necessidade latente no mercado de trabalho. Com mudanças cada vez mais rápidas, o profissional deve estar atento às novas tendências e agregar o conhecimento adquirido à sua atuação.
Quem busca um diferencial competitivo, não pode abrir mão de se atualizar, pois esse é um dos pilares da alta performance.
A internet trouxe a facilidade de adquirir conhecimento em poucos cliques. Cursos presenciais acontecem com grande frequência, sendo que muitos têm transmissão online, ampliando assim o acesso ao conteúdo.
O grande segredo para colocar todo esse conhecimento em prática é estar aberto a recebê-lo. Na sequência, cabe experimentá-lo no dia a dia para encontrar novas soluções.
A atualização constante está em perfeita sintonia com a empregabilidade. Esse termo não se refere unicamente a estar empregado, mas também à capacidade que o profissional tem de atuar em uma determinada área.
Esses pontos reforçam a importância da atualização constante, que deve partir tanto do profissional como das organizações, as quais devem favorecer a qualificação de colaboradores e gestores.
A cultura da atualização profissional
Há inúmeros exemplos, positivos e negativos, de como as empresas lidam com o assunto.
As respostas para essa variação estão na forma como cada organização enxerga essa questão.
A recessão econômica mostrou bem esses dois horizontes. Enquanto algumas empresas investiram menos em treinamento para economizar recursos, outras viram nesse investimento uma saída para qualificar os resultados e manter o alto padrão de atuação, mesmo com um cenário de dificuldade à sua frente.
Mas vale dizer que isso não tira a necessidade do profissional buscar qualificação por conta própria, já que a bagagem pessoal adquirida nessa jornada é o que fará a diferença na hora dele gerenciar melhor a sua carreira.
Essa é uma reflexão que deve ser feita diariamente, pois a atualização constante também se dá pela busca por pequenas melhorias, fazendo com que de passo em passo se alcance um patamar melhor.