in

Áreas do Direito para atuar após a formatura

Não é só a Arquitetura que possui diversas opções de atuação ao concluir o Ensino Superior. O Direito tem diversas vertentes para o aspirante a advogado atuar. Escolher em qual das áreas do Direito se quer trabalhar é algo que depende muito dos ideais de um estudante, dos motivos que o movem e o que ele quer fazer, de fato. Por isso, separamos algumas áreas do Direito para você conhecer melhor.

Direito Civil

Além de ser uma das áreas do Direito mais conhecidas, o Direito Civil é também uma das mais procuradas pelos estudantes. O advogado que atua neste departamento, trabalha diretamente com representações individuais ou particulares sobre bens, propriedades e questões familiares.

Direito Penal

O Direito Penal é outra das áreas do Direito que chamam a atenção dos futuros advogados. Ela é onde atuam os profissionais que buscam inocentar ou condenar pessoas ou empresas por crimes e contravenções. São, sem dúvidas, os mais famosos.

Direito Ambiental

Menos conhecida, mas ainda importante, essa é uma área do Direito que atrai um grupo específico de estudantes. O Direito Ambiental dá ao profissional a atuação em questões de licenciamento ambiental, luta contra infrações e tudo que é ligado ao meio ambiente, trabalhando para ONGs ou empresas privadas.

Direito Trabalhista

Também muito conhecida e requisitada, essa área do Direito lida com questões de âmbito trabalhista. Contratos de trabalho, demissões e, claro, ações legais contra contratantes ou contratados. É o advogado que, geralmente, garante que um profissional vai receber o que é devido de uma empresa que não pagou corretamente, por exemplo.

Direito Eleitoral

Apesar de ficar em evidência com mais frequência em época de eleição, essa área do Direito é importante para manter a justiça e a legalidade do processo eleitoral. O profissional regula relações jurídicas de processos eleitorais, além de ajudar a manter a lei eleitoral cumprida.

Direito Digital

Relativamente nova, mas em expansão, a área do Direito ligada a Internet, atua com questões jurídicas relacionadas à informática e internet, relação provedor e usuário e por aí vai. Além disso, o advogado dessa área também trabalha com e-commerces e sistema bancário.

Direito Médico

Uma das áreas do Direito menos conhecidas, atua diretamente na relação médico e paciente. Tem ganhado muito destaque quando se trata de processos por negligência médica e danos morais vindos de ações médicas.

Se interessou? Sabia que com o CredIES você estuda Direito pagando menos? Acesse credies.org.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
Albert Einstein, criador de teorias científicas

Teorias científicas para bugar o cérebro

As carreiras pós-pandemia

As carreiras pós-pandemia