Entre as áreas da Arquitetura para atuar, os recém formados têm um leque de opções que podem escolher de acordo com suas aspirações profissionais. O Arquiteto consegue escolher por questões de remuneração ou de satisfação profissional.
Confira algumas áreas da Arquitetura que podem ter a sua cara. E, se não for da área de Arquitetura, veja outros cursos que já falamos aqui no blog.
Vamos começar com a área da Arquitetura mais conhecida. O curso se chama Arquitetura e Urbanismo por uma razão e, claro, é por conta da área de planejamento de bairros, regiões e cidades em geral, e da criação de layouts habitacionais.
Entre as áreas da Arquitetura para um recém formado atuar, essa é uma das mais importantes, pois impacta diretamente a vida das pessoas de modo geral.
A área da Arquitetura focada em paisagismo trabalha com a promoção de bem estar para moradores ao deixar os ambientes melhores de se viver. Seja por meio de técnicas como o Feng Shui ou focando no estilo da pessoa.
As opções são muitas e o Arquiteto recém formado está apto para produzir ambientes que entreguem aconchego, praticidade ou, apenas, boas sensações.
Outra área da Arquitetura de extrema importância para as cidades é a de restauração de edifícios. Muitos prédios tombados como patrimônio público precisam passar por esse processo para se manter de pé e para que a história não seja perdida.
É aí que entra o profissional que atua nessa área da Arquitetura. Ele forma – ou faz parte de – uma equipe e, juntos, promovem pinturas e consertos em geral na estrutura, garantindo a sustentação do prédio independente da idade.
Sua empresa precisa mostrar sua personalidade já na fachada. É aí que entra o profissional que atua na área da Arquitetura responsável por comunicação visual. Ele pode atuar com a comunicação da empresa, mas também de um produto na área de desenho industrial.
Já na questão urbana, o profissional dessa área da Arquitetura trabalha acompanhando questões de poluição visual e todas as formas de comunicação que podem afetar o funcionamento das cidades.
Não é apenas o Engenheiro que importa na construção civil. Entre as áreas da Arquitetura, uma das mais comuns é a de acompanhamento e administração de obras. Aqui, o profissional atua para que todo o trabalho realizado desenvolva o que foi proposto no projeto.
Como as ideias de ambientes, distribuição de espaço, questão visuais de fachada passam pelo profissional dessa área da Arquitetura, é um setor de grande importância, inclusive, comercialmente. Afinal, o público vai adquirir apartamentos que sejam visualmente agradáveis.