in

Trabalho voluntário: faça o bem e melhore seu currículo

O trabalho voluntário pode fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional. No âmbito pessoal, ter contato com situações diferentes da sua realidade, ser empático e dedicar tempo a causas importantes pra você, traz um crescimento pessoal enorme. Já no contexto profissional, o voluntariado pode adicionar valor ao criar seu currículo e te colocar a frente dos seus concorrentes. 

Aprendendo a desenvolver novas habilidades

Em organizações que precisam de voluntariado, as pessoas geralmente se dividem em cargos, assim como em qualquer trabalho. Dessa forma, é possível experimentar e exercer diferentes funções. Isso possivelmente não aconteceria em uma atividade formal – na qual você se concentra para aquilo que foi contratado inicialmente. Além disso, o trabalho voluntário também ajuda a desenvolver o senso de equipe, aprender a ouvir e a se tornar um líder. 

Não raro, pessoas que começam a fazer trabalho voluntário desde cedo voltam sua carreira às questões que viam necessárias nas organizações. Por exemplo, um voluntário que trabalha em uma ONG de animais de rua pode querer ser um veterinário. Também pode acontecer de uma pessoa que se voluntaria em uma instituição que defende a natureza virar biólogo ou advogado ambiental. Além de direcionar carreiras, o voluntariado nos faz ser profissionais mais conscientes dos privilégios e das necessidades do mundo. 

Desenho de pessoas fazendo trabalho voluntário plantando árvores.

Oferecendo seu tempo a quem precisa

Mais do que um gesto bonito, o trabalho voluntário pode ser uma ajuda efetiva na transformação por uma sociedade melhor. A dedicação de tempo, e até mesmo de dinheiro, para outras causas sem visar ao retorno concreto é admirável e mostra que você se dedica para que as mudanças aconteçam.

Portanto, para pessoas que estão iniciando a sua carreira e ainda não têm experiência no mercado de trabalho, o voluntariado pode ser uma opção para demonstrar que estão dispostas a agarrar suas oportunidades. 

Trabalho voluntário no currículo

O trabalho voluntário não só pode como deve ser colocado no currículo. Esse tipo de atividade extracurricular valoriza o profissional e mostra aos recrutadores diversas características implicitamente, como: liderança, facilidade de adaptação, tranquilidade em momentos adversos, pensamento em equipe, etc. 

Se você já faz trabalho voluntário, não pense duas vezes antes de colocá-lo nas atividades extras do seu currículo.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Quem é você no isolamento social?

Golpes digitais na pandemia

Golpes digitais na pandemia: como evitar