in

Atualização profissional: uma necessidade constante

A atualização constante é uma necessidade latente no mercado de trabalho. 

Com mudanças cada vez mais rápidas, o profissional deve estar atento às novas tendências e agregar o conhecimento adquirido à sua atuação. 

Quem busca um diferencial competitivo, não pode abrir mão de se atualizar, pois esse é um dos pilares da alta performance. 

A internet trouxe a facilidade de adquirir conhecimento em poucos cliques. Cursos presenciais acontecem com grande frequência, sendo que muitos têm transmissão online, ampliando assim o acesso ao conteúdo. 

O grande segredo para colocar todo esse conhecimento em prática é estar aberto a recebê-lo. Na sequência, cabe experimentá-lo no dia a dia para encontrar novas soluções. 

A atualização constante está em perfeita sintonia com a empregabilidade, já que esse termo não se refere unicamente a estar empregado, mas principalmente à capacidade que o profissional tem de ser atuante em uma determinada área. 

Esses pontos reforçam a importância da atualização constante, que deve partir tanto do profissional como das organizações, as quais devem favorecer a qualificação de colaboradores e gestores. 

A cultura da atualização

Há inúmeros exemplos, positivos e negativos, de como as empresas lidam com a cultura da atualização profissional. 

As respostas para essa variação estão na forma como cada organização enxerga essa questão. 

A recessão econômica mostrou bem esses dois horizontes. Enquanto algumas empresas investiram menos em treinamento para economizar recursos, outras viram nesse investimento uma saída para qualificar os resultados e manter o alto padrão de atuação, mesmo com um cenário de dificuldade à sua frente. 

Mas vale dizer que isso não tira a necessidade do profissional buscar qualificação por conta própria, já que a bagagem pessoal adquirida nessa jornada é o que fará a diferença na hora dele gerenciar melhor a sua carreira. 

Essa é uma reflexão que deve ser feita diariamente, pois a atualização constante também se dá pela busca por pequenas melhorias, fazendo com que de passo em passo se alcance um patamar melhor.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Um marca texto rosa dando check em quadrados impressos em uma folha branca.

6 passos para criar um bom plano de ação

Uma mulher está sentada em frente a uma mesa, com papeis espalhados e um notebook. Ela olha para a máquina. Atrás vemos uma cozinha.

Como aprender sem sair de casa?